
Doula é uma palavra que provém do grego. Seu significado original é “escrava da mulher”. Assim são chamadas, atualmente, mulheres experientes que se instalam durante o puerpério na casa da mulher que deu à luz para acompanhá-la, instruí-la em sua nova tarefa de ser mãe e apoiá-la efetivamente.
As doulas nada mais são que “grandes mães” das novas mamães.
O trabalho de doula é cada vez mais necessário em nossa sociedade, já que as mães se veem sozinhas, perdidas, sem referências para sentir que é possível chegar ao final do dia. Muitas mães experimentam uma confusão e um esgotamento emocional tão grande que permanecer em pé até a volta do esposo de seu dia de trabalho se transforma em um terrível desafio.
O papel da Doula é acima de tudo é oferecer suporte físico e emocional, apoio, atenção, proteção, solidariedade e ajudar a nova mãe construir a maternidade. A doula atende e dá assistência a mãe, e não a criança. Toda mulher bem apoiada, efetivamente compreendida e ouvida com solidariedade estará em ótimas condições de tomar conta do bebê. Prestação de serviço por diária ou pacote semanal.